sábado, 17 de maio de 2008

O trunfo na ausência de palavras...

Muito me agrada este tipo de anúncio. Minha inclinação pela Direção de Arte com certeza influencia. O contrário do anuncio All-type tem que ter extremo bom gosto e impacto visual que supere a ausência de palavras. Decidi então falar sobre.

Neste caso, peguei dois anúncios do mesmo seguimento: vender carros esportivos.
Mostrar um carro potente é fácil quando se trata de um comercial pra TV, mas na mídia impressa, mesmo usando os velhos recursos futuristas, é difícil sair do lugar comum: a imagem do carro em diagonal, e tudo o que está a sua volta distorcido, criando ilusão de velocidade, os velhos feixes de luz.

Por isso me chamaram atenção estas 2 campanhas:
(clique nas imagens pra ver em tamanho maior)

A do Peugeot 207 RC - versão esportiva inspirada no modelo usado no WRC - é deste ano ainda, criação da Euro RSCG Santiago, do Chile.




A do Golf GTI é de 2006, criação da DDB Buenos Aires, da Argentina.


Elas tem o conceito diferente, mas confesso que não entendi as 2 logo de cara. Parei por uns 5 segundo olhando pra poder entender do que se tratava. Acho que entendi mesmo quando vi as assinaturas de ambas: como apaixonado por carros, logo saquei que eram peças das versões "envenenadas" de modelos normais.

São anúncios inteligentes, que não vêm digeridos, entregando tudo logo de cara. A simplicidade da produção também é algo notável. O mais difícil de ser feito com certeza foi a água caindo em cima do gato. Me chamou atenção também a saturação das 2 campanhas, a la Master (agência daqui de Curitiba). Pelo menos são os boatos que eu ouvi durante as ultimas semanas. A falta de cores vivas (além de grandes áreas alvas) deixa o anuncio leve, bonito mesmo.

Não sei explicar exatamente o quê (ou "os quês") que me chamaram tanta atenção. Mas desconfio que seja o conjunto idéia foda + arte simples - letras = peça publicitária.
E não fiquem nervosos os redatores. Eu não estou dizendo que não precisamos de vocês, aliás nunca pensaria algo assim. Até porque com certeza houve um ou mais redatores no processo de criação. Mas é inegável a boa sensação que me causa ver criações "puramente pictóricas".

Enfim, juntei 2 paixões neste post: carros e publicidade. E realmente gosto de fazer isso: misturar 2 assuntos de interesse é sempre divertido.

Peço desculpas também pela falta de novos posts no últimos dias. Mas os dias estão cada vez mais corridos pra quem pretende fazer um portfolio descente e conseguir um estágio.

3 comentários:

Eliz D. L. disse...

isso é pura maldade de falar,falar e falar e nao explicar a propaganda...
ok a segunda faz sentido, mas a primeira...tssss
tudo pra gnt se humilhar e perguntar..hahahahaha
beijoss
[curti, de novo!]

Unknown disse...

eu curti e acredite se quiser,entendi.
sério,demais.

beijo maridão.

Diego Souza disse...

Excelentes essas peças.Todas no mesmo padrão e com certeza com retorno garantido para o provável público alvo.