terça-feira, 13 de maio de 2008

Copa Libertadores

Paixão continental, maior que qualquer outra coisa. Une os povos e consegue me deixar em casa vendo jogo.
Eu amo a libertadores.

Confesso que estou triste porque meu time não passou pras quartas. O Nacional do Uruguay não mereceu. O time é fraco, tem poucos que se salvem, e nem preciso dizer que passou da 1ª fase usando o maior trunfo do meu país: a raça.
Quando a habilidade não ganha, aposte no jogo de equipe, vontade e amor.
Sempre jogamos assim, a não ser alguns dias de Seleção, quando Forlán, Christian Rodriguez (pra mim, um dos melhores volantes da atualidade) e Alváro Recoba (o melhor jogador uruguayo que eu vi jogar) conseguem salvar o resto.
Mas não é sobre o futebol Uruguayo que eu quero falar, até porque é grande a chance de ninguém entender.

Vamos falar da Libertadores:

Esta é de longe minha competição favorita no mundo do futebol por uma simples questão: quando você junta a habilidade do Brasileiro, a raça de argentinos, uruguayos, vontade do resto e junta tudo em times que querem a qualquer preço ganhar a Copa, não há como o resultado ser ruim. E não estou desmerecendo os outros times que não são destes 3 países, até porque faz tempo que nenhum uruguayo ganha nada.

A Libertadores 2008 é a que eu mais estou acompanhando (obrigado SporTV), o que me deixa a vontade pra falar dos times.
Pra mim, não houve grandes surpresas entre os classificados pras oitavas, que aconteceram semana passada. Os únicos times que surpreenderam ,ao meu ver, foram o Atlas - MEX e Deportivo Cucuta - COL. Coincidentemente, os dois times ficaram no 1º lugar dos seus grupos, tirando times com mais tradição como o Colo Colo - CHI e o Chivas Guadalajara - MEX, respectivamente. Mas em se tratando de Libertadores, raça vale muito mais que tradição.

Nas oitavas-de-final, a surpresa (e decepção no meu caso) ficou com os times argentinos do River Plate Lanús e Estudiantes.
O River foi batido pelo San Lorenzo, também argentino. Mereceu porque não se impôs em nenhum dos jogos e não fez jus ao nome que tem. O San Lorenzo soube jogar nos pés de D'Alessandro.
O Lanûs, atual meio-campeão argentino (meio-campeão: ganhou o apertura 2007) conseguiu não passar pelo Atlas, do México, um time pequeno, que não joga bem e não me agrada. Decepção total com o time de Diego Valeri.
O Estudiantes perdeu a vaga para a LDU de Quito, mas neste caso eu considero apenas minha decepção. A LDU tem um bom time ,jogando direitinho e tem atacantes rápidos.


Agora vou analisar os confrontos das Quartas-de-final:

São Paulo x Fluminense

Embora eu seja um semi-torcedor do tricolor paulista, acredito mais do Fluminense. Não que o tricolor das Laranjeiras tenha uma grande time (pra mim, o time é regular), mas o SPFC vem jogando mal há tempo. Não convence, não tem jogo de equipe e depende quase que 80% de uma jogada do Adriano.
O Fluminense tem um time mais ajeitado, e vale lembrar que foi o time que mais pontuou na 1ª fase. Promete ser um confronto bom por ser um "clássico" Brasileiro na copa. E tomara que eu queime a lingua, ou os dedos, como queiram.

América-MEX x Santos
Equilibradíssimo este confronto. Nenhum dos 2 tem um grande time: o América ocupa a ultima posição do Campeonato Mexicano, e só passou pelo Flamengo porque ,bem, o rubro-negro deixou. Não entrou pra jogar e sim pra comemorar a classificação antecipada. Se deu mal(ainda bem, porque eu odeio o Flamengo).
O Santos tem um time "jovem" e regular, mas depois do time de Robinho, nunca mais fez nada. Falta experiência aos jogadores, e isso é fácil de perceber: na hora do aperto é um "deus nos acuda" pra defesa. Eu aposto no América.

San Lorenzo-ARG x LDU-EQU

Embora eu tenha dito que a LDU tem um bom time, vou apostar na equipe Argentina. Tirar o River dá moral pra qualquer um. Conta com o talentoso D'Alessandro, que vem atuando bem nos jogos da Copa. A LDU tem o Bolaños na frente, que é bem oportunista, e uma zaga forte.
Aposto no San Lorenzo simplesmente pelo fato de gostar mais do jogo desta equipe.

Boca Juniors-ARG x Atlas-MEX
Repete-se o confronto da 1ª fase e eu aposto certo:
Boca Juniors toda vida.
Não existe time com mais cara de Libertadores do que o Boca. Passou com um pouco de sufoco na 1ª fase, mas na hora de jogar sério, jogou. Tirou o Cruzeiro com facilidade jogando bem dentro e fora de casa. Riquelme é o grande destaque e com certeza o melhor jogador desta copa até agora. Tem ainda o Palermo, que mesmo sendo um perdedor de gols nato, põe a bola na rede quando precisa. O time é bem montado taticamente, e joga pro Riquelme armar, com uma defesa compacta e um meio-de-campo formado por jogadores com bom toque de bola.
Só vi um jogo do Atlas contra o próprio Boca, na Bombonera. Não teve chance.


Bom, as oitavas começam amanha (quarta-feira 14) com os jogos Boca x Atlas e SPFC x Fluminense. Vamos ver se acerto minhas previsões, levando em consideração que na Libertadores pode acontecer qualquer coisa.

E já vou fazer minha previsão pro Campeão: Boca Juniors, de novo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Adriano fez 4 dos 8 gols do São Pualo na Libertadores. Em termos de efetividade, é 50% do time, só pra ressaltar. Mas to contigo no palpite.

To com preguiça de comentar os outros, na hora do jogo a gente conversa.

Abraço

guibe disse...

Eu mesmo tô torcendo pro Barcelona.
E não interessa mais nada.

Cícero Bittencourt disse...

Sei não hein
aposto em Atlas x San Lorenzo na final
e dá-lhe d´alessandro
Haha
e oh, mesmo sendo grande esse post tbm eu li viu